31 maio 2016

Autora de pedido de impeachment elogia afastamento de ministros

Janaina Paschoal diz que vê primeiros dias do governo interino como ‘positivos’

Por: Stella Borges


A advogada Janaina Paschoal, autora do pedido de impeachment de Dilma – Marcos Alves / Agência O Globo

A advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment que levou ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, classificou como “positivos” os primeiros dias de governo do presidente interino Michel Temer. Para ela, as exonerações do ministro do Planejamento, Romero Jucá, e da Transparência, Fabiano Silveira, após críticas à Operação Lava-Jato em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, mostram uma diferença de postura entre Dilma e Temer.

Qual a visão da senhora diante do afastamento de dois ministros em tão pouco tempo? Acredita que isso possa colaborar para um resultado favorável à presidente afastada no julgamento final?

Entendo que não. Diferente da Dilma, Temer afastou os dois em menos de 24 horas após os fatos. O Aloizio Mercadante (ex-ministro da Educação) também foi pego em uma gravação, o Edinho Silva (ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social) é alvo de inquérito e ela nunca cogitou afastá-los. O Lula, depois ser alvo da Lava-Jato, foi elevado a ministro. Me parece que o Temer tem um estilo meio diplomático. Não manda embora de imediato, mas coloca a pessoa numa situação em que ela tem que se explicar. Vejo como positivo.
Veja também

A jurista Janaína Paschoal: memes e montagens não ofendem Janaína Paschoal sobre memes: ‘Nada é 100% tranquilo, mas não me ofendo’
Janaína Paschoal e Hélio Bicudo, dois dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff Signatários do impeachment relevam sessão conduzida por Cunha
Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em sessão da Câmara Autores do pedido de impeachment comemoraram aprovação
Veemência. Janaína Paschoal, no discurso que tomou as redes sociais Perfil: Janaína Paschoal e a ‘República da Cobra’ que tomou conta das redes

Dois senadores já admitiram que devem rever voto no julgamento final do impeachment. Isso de alguma forma preocupa a senhora?

Não, pelo contrário, acho positivo. Agora vamos fazer a instrução do processo, estamos arrolando cinco testemunhas técnicas. É inerente a um processo contraditório que haja debate. Muito natural que um juiz não tenha uma visão fechada diante da causa.

Em poucos dias, o governo interino já foi alvo de muitas críticas por causa da ausência de mulheres e negros no ministeriado. Como tem visto a condução de Temer?

Essas críticas são procedentes e, quando foi alvo delas, o presidente ouviu, reconheceu e buscou corrigir. Sua personalidade mostra que, ao contrário de Dilma, ele reconhece quando erra. Já ela, com as contas públicas dilaceradas, dizia que estava tudo bem, que tudo era intriga da oposição. No geral, vejo o governo Temer como positivo. Ele está promovendo um enxugamento de funcionários que estavam pendurados no governo federal, o que é muito necessário.

Fonte:O Globo

Deixe um Comentário